
O antigo treinador de futebol Bobby Robson morreu esta sexta-feira aos 76 anos, vítima de câncer.
Em comunicado, a família do antigo treinador revelou que Bobby Robson 'perdeu a sua longa e corajosa batalha contra o câncer e morreu, em paz, na manhã de hoje, na sua casa do condado de Durham, com a mulher e a família ao lado'.
Robson, que representou a selecção inglesa nas Copas de 1958 e 1962, treinou em Portugal o Sporting e o FC Porto, clube onde venceu dois campeonatos nacionais e uma taça de Portugal.
Além do PSV Eindhoven, do Ipswich Town, do Barcelona e do Newcastle United, onde terminou a carreira de treinador em 2004, Bobby Robson foi ainda seleccionador da Inglaterra entre 1982 e 1990.
Foi precisamento no estádio do Newcastle United, St. James Park, onde Robson terminou a carreira, que no domingo cerca de 33 mil pessoas se juntaram para homenagear o antigo técnico, num jogo que visava angariar fundos para caridade.
Por cinco vezes o antigo técnico lutou contra o câncer: nos intestinos em 1992, um melanoma maligno em 1995, um tumor no pulmão direito e outro no cérebro em 2006, e vários nódulos cancerígenos descobertos em 2007. Foram estes últimos que venceram Robson, que já estava confinado a uma cadeira de rodas.
REACÇÕES:
'Não tenho palavras. É difícil aceitar que uma pessoa como ele, um ser humano como ele, está quase a deixar-nos. Mas é imortal, porque deixou em todos que o conheceram a marca a sua personalidade'. - José Mourinho, treinador de futebol e ex-adjunto de Robson no Sporting, FC Porto e Barcelona
'Bobby Robson foi um grande senhor do futebol mundial que evoco com muita saudade e orgulho por ter sido bicampeão pelo FC Porto. As suas qualidades de treino eram invulgares, mas a sua força no período da doença quando estava no FC Porto foi um exemplo de resistência e vontade de viver que nunca esquecerei' - Pinto da Costa, presidente do FC Porto.
Bobby Robson foi o técnico que iniciou a caminhada para o Pentacampeonato do F.C.Porto, inédito e insuperável em Portugal.
Foi o técnico que dirigiu o "Samba-time" do Barcelona nos meados da década de 90 e que tinha como estrela maior, Ronaldo "Fênomeno" no seu auge e com um futebol fantástico.
Obrigado e descanse em paz, Sir Bobby Robson.