quarta-feira, 26 de agosto de 2009

SELEÇÃO PORTUGUESA OU LUSO-BRASILEIRA???


O atacante Liedson, recentemente naturalizado português, estreia-se nas convocatórias da Seleção Portuguesa, estando, por isso, à disposição de Carlos Queiroz para os jogos decisivos de qualificação para a Copa do Mundo-2010, jogos na Dinamarca e na Hungria, a 5 e 9 de Setembro, respectivamente.

Com esta convocatória , sobe para três(Liedson, Pepe e Deco) o número de jogadores naturalizados na Seleção Portuguesa.


Desde a 1ª convocação de Deco o debate têm se instalado entre os intervenientes no processo e a contestação de atletas, jornalistas e público em geral tem se ouvido em toda a parte.

Estará a Seleção Portuguesa perdendo a sua identidade puramente lusa? estarão castrando e ocupando o lugar dos naturais/nacionais do próprio país em detrimento dos nascidos em outras terras e "naturalizados"?

Aproveito para acrescentar que entre outros, dois dos maiores craques "portugueses" e da Seleção Portuguesa nasceram fora do território nacional: Eusébio e Mário Coluna (Nascidos na ex-colonia de Moçambique).

Enfim, terá ordem de ser e cabimento este debate ou estaremos mesmo numa profunda globalização do futebol, inclusive nas seleções nacionais???

SELEÇÃO PORTUGUESA OU SELEÇÃO LUSO-BRASILEIRA???



4 comentários:

  1. Eu sempre o achei um jogador bem interessante! Veloz, bom finalizador e com faro de gol apurado! Dunga deu chances para Afonso, mas não para Liédson, Kléber...........

    ResponderEliminar
  2. Também acho um jogador muito interesante,mas não gosto da idéia de muitos jogadores de outras nacionalidades em seleção,não vejo isso com bons olhos,domingo estava a ver o jogo da Internacionale de Milão e foi dito que no time titular só tinha um jogador Italiano,acho isso muito ruim para formação de novos atletas.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Fernades!! Finalmente encontrei seu blog. É uma honra poder comentar no blog do meu
    amigo torcedor vascaíno e alvi anil. Quanto a convocação de Liédson, creio que ele poderá ser muito útil a equipa de Carlos Queiroz. O fato de ser naturalizado pode influenciar só se ele não jogar bem, do contrario será como Pepe e Deco que já cairam no gosto dos nossos irmãos lusitanos. Abçss!!

    ResponderEliminar
  4. Bom, gostaria de me desculpar pela ausencia, e convidar vc a conhecer o novo Layout de meu Blog! Tenho uma postagem nova, e preciso muito de sua opinião !
    Obrigado !!! Grande Abraço!!

    ResponderEliminar