segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

APEQUENAMENTO DO GIGANTE.


Antes de comentar propriamente o jogo, saliento alguns aspectos que me parecem importantes referi-los:
- O “Clássico dos Milhões” assistido por cerca de 15.000 torcedores. Onde estão os amantes do futebol? Ingressos caros? Ou os torcedores abriram os olhos perante tantos enganadores?
- O estado do gramado, a bola já é tão maltratada pela maioria dos intervenientes e ainda tem que suportar um gramado que ao invés de rolar, ela (bola) quica. Fico pensando que gramados serão usados na Copa 2014, meu Deus!!!
-Além de fracos e incompetentes, aos árbitros só faltam “o nariz e as orelhas” para trabalharem nas artes circenses. Não chegam fazer cumprir as leis do jogo, irritam quem gosta de futebol e aprecia uma partida “fluída”.
-A FIFA não estabeleceu que os dois times intervenientes no jogo de futebol não devem utilizar uniformes com tons de cores semelhantes e /ou parecidos e que possam confundir os torcedores no estádio e nas imagens de transmissão?? Se não fosse a diferença entre os calções dos times no jogo de ontem, alguém conseguiria identificar os times e respectivos jogadores??? Não há responsáveis da partida ou mesmo um dos árbitros (5) para identificar esses fatos???
Após isso e falando do jogo: O Flamengo ganhou tranquilo do Vasco da Gama, embora na reta final do jogo tenha passado um susto, mas no fundo, controlável. Tiago Neves enquanto teve fôlego fez a diferença e pode efetivamente dar muitas alegrias ao clube rubro-negro e seus torcedores. O Vasco……..pobre Vasco!!! Á começar pelas condições físicas dos seus atletas, diria que é no mínimo miserável! No jogo de ontem bastava os rubro-negros executar um pressing aos vascaínos e recuperavam tranquilamente a posse de bola, fraqueza era tanta que no 1º tempo o Vasco efetuou apenas um chute à gol, ora bem….um chutinho do lateral Fágner aos 39 minutos com uma defesa tranquila de Felipe. No 2º tempo e embora o Flamengo controla-se o jogo, o Vasco timidamente esbouçou uma reação e ainda conseguiu descontar, fazendo um gol numa confusão dentro da área com erros dos zagueiros rubro-negros que não conseguiram afastar a bola da área. Todavia para quem acompanhava o jogo pela tv, ficou a sensação que o Flamengo estaria mais perto de marcar o 3º gol do que o Vasco chegar ao empate, e se não fosse o egoísmo e inexperiência de alguns atletas do Flamengo, provavelmente era o que ia acontecer.
Perante isso a crise vascaína continua e sem fim à vista, Carlos Queirós que parecia assumir o papel de salvador da pátria não aceitou o convite da Direção Vascaína, provavelmente ciente das dificuldades da Náu Vascaína em termos financeiros, métodos, logística e faces confiáveis para o sucesso. Efetivamente e depois de pensar que o Vasco da Gama já tinha “batido” no fundo e poderia finalmente voltar ao convívio dos grandes (lugar que já lhe pertenceu), lutando e quiçá conquistar novos títulos, troféus, enfim novas conquistas, aparece um revés que nos ilucida da pior maneira que o clube ainda está longe de se reerguer. A malfadada crise vascaína é muito mais profunda e os piores aspectos saltaram às vistas neste começo de temporada 2011: falta pulso na direção, falta apostar verdadeira num comandante (técnico) com provas dadas e comprometido em construir um elenco sério e trabalhador, falta clareza nas finanças do clube, onde foram gastos e/ou investido o dinheiro dos passes de Alex Teixeira, Alan Kardec, Sousa e P.Coutinho? sem falar nos investidores e patrocinadores. Se alguém souber responder sobre estas questões ou como tirar o meu clube e de milhões de vascaínos espalhados pelo mundo que opine e ajude, porque é agonizante observar a distruição de um clube centenário e outrora grande clube do Brasil, grande não……Gigante da Colina.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

É JUSTO, MUITO JUSTO, JUSTÍSSIMO!


Como diria o Coronel Belarmino: “É justo, é muito justo, é justíssimo!” é o que me apraz dizer sobre a convocação da Seleção Brasileira efetuada por Mano Meneses para o jogo com a França no próximo dia 09 de Fevereiro de 2011. Já tinha referido ainda no ano passado que me causava estranhesa dois jogadores que vinham executando papéis fundamentais em seus clubes, precisamente, Marcelo (Real Madrid) e Hulk (F.C.Porto) este ultimo inclusive como artilheiro na Liga Portuguesa não serem convocados em alguns jogos em 2010. Mas além das justas convocações de ambos podemos juntar a convocação de Hernanes (Lázio) que vem sendo grande protagonista da sua equipe e da Liga Italiana. Me parece que no momento só faltaria o “prodígio” Neymar (Santos) que está à serviço da seleção jovem no Sul-Americano da categoria. Embora devemos contar com os atletas que se encontram por diversas razões fora desta convocação, como são os casos de P.H. Ganso, Maicon, Vitor, Kaká, Juan, Elano e outros que no caminho para a Copa 2014 irão despontar. Todavia tenho que reconhecer que desta vez foi uma convocação de “bom senso” por parte do Técnico Mano Meneses. Aproveitando mais uma vez o “Coronel Belarmino”, poderá a partir daqui ser o “RENASCER” da Seleção Brasileira.