domingo, 15 de maio de 2011

CONTAGEM REGRESSIVA: 3 DIAS DA FINAL DA LIGA EUROPA

5ª – Será o inicio da “Era” Villas-Boas??? Futebol de 1ª categoria.
Após a “Era Mourinho” não foi fácil ao F.C.Porto voltar a entrar na rota dos triunfos e das conquistas, logo na temporada seguinte a saída de José Mourinho, o Porto teve 3 técnicos e muitas contratações, exageradas diria eu e sem a noção responsável de que precisava se regenerar e manter o foco e a mesma atitude anterior. Muito dinheiro chegou com as transferências de Mourinho, Deco, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Nuno Valente, Pedro Mendes, Costinha, Maniche, Mc Carthy e Nuno, apesar das boas contratações de Hélton, Pepe, Diego, Ibson e Luis Fabiano não conseguiram formar um elenco coeso e sem um comando técnico forte e seguro foi uma temporada frustrante, embora ainda tenham conquistado a Taça Intercontinetal.
Passaram mais cinco anos e apesar das conquistas de 4 Campeonatos seguidos mais 3 Taças de Portugal, faltava voltar a “ribalta” europeia. Aparecendo então um jovem técnico de 32 anos com vontade de seguir as pisadas de Mourinho e com a escola de Bobby Robson e José Mourinho bem explícita. André Villas-Boas antigo colaborador de Bobby Robson no F.C.Porto e de José Mourinho no Porto, Chelsea e Inter-IT , com uma passagem rápida pela Acadêmica de Coimbra (Estréia como técnico principal), aceitou o desafio de comandar um Grande Clube para dominar o futebol português e sobretudo voltar à ribalta europeia. O começo foi bem promissor, vencendo a Super-Taça de Portugal frente ao Campeão Benfica, vencendo e convencendo! Montando uma equipe basicamente de jovens com muita ambição e vontade, a leitura dos atletas nos ensinamentos do seu comandante é perfeita, o atual elenco promove um futebol sobretudo de posse e toque de bola, diferente de Mourinho que privilegia a contenção e o futebol direto! O time também desenvolve excelentes transições ofensivas com muitos jogadores incorporados nestas transições. Sinceramente e para quem acompanha o futebol do velho continente diariamente, só existe uma equipe europeia com um futebol superior ao F.C.Porto atual, esse é o Barcelona, que certamente faz parte de outra Galáxia!!!




Se o Porto mantiver o atual elenco(muito difícil), já se sonha com a Super-Taça Europeia de Agosto/2011 entre Barcelona e Porto no Mônaco. Mas primeiramente é preciso conquistar a Liga Europa, pois o adversário do Porto, o S.C.Braga sendo do mesmo país, conhece bem a maneira de jogar e os jogadores do Campeão Português 2010/11 Invicto. Nas duas partidas pelo campeonato português o Porto venceu, 3X2 no Dragão e 2X0 em Braga. Portanto, pela história e pela experiência, o F.C.Porto parte para a Final de Dublin com o favorito, todavia, o Braga não tendo nada a perder e pode surpreender, como já o fez nesta temporada frente aos clubes Celtic de Glasgow, Sevilla, Arsenal, Liverpool, Dinamo de Kiev e Benfica.
André Villas-Boas
já entrou para a história do Porto como também para a história do futebol português: foi o primeiro técnico à conquistar um campeonato invicto pelo Porto, foi o técnico que conseguiu a maior diferença entre o 1º e 2º colocado (21 pontos), foi o técnico que somou o maior numero de pontos em um só campeonato de 30 rodadas(84 pontos) e ainda pode conquistar a Tríplice Coroa, pois está nas finais da Liga Europa e da Taça de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário