quinta-feira, 12 de maio de 2011

CONTAGEM REGRESSIVA: 6 DIAS DA FINAL DA LIGA EUROPA

2ª - Surpreender a Europa e o Mundo, vencer um Colosso(Bayern Munique)
1987 foi o ano da 1ª conquista europeia do Futebol Clube do Porto, realizando uma excelente campanha , o clube nortenho chegou a sua segunda final europeia com grandes aspirações. Possuindo um elenco de luxo, composto de muitos jogadores de seleção (Mlynarczyk , João Pinto, Inácio, André, Jaime Magalhães, Semedo, Sousa, Gomes, Paulo Futre, Juary, Casagrande e Madjer) desenvolveram um excelente e envolvente futebol, muito bem orientados por Artur Jorge. Para chegar a Final da Liga dos Campeões de 1987, o Porto eliminou Rabat Ajax(Malta), Vitkovice(Tchecoslováquia), Brondby(Dinamarca) e Dinamo de Kiev(URSS). Todavia no jogo da Grande Final, a vitória do “colosso” alemão Bayern de Munique era dada como certa, até porque o clube bávaro possuía também grandes jogadores, dos melhores do mundo na época (Pfaff, Brehme, Flick, Hoeness, Kögl, Rummenigge e Matthäus), que confirmaram o favoritismo no término da 1ªparte com a vitória de 1X0, com tudo, o clube português se transformou no 2º tempo e partiu para cima dos alemães, que sem contar com a reação, não tiveram tempo nem noção do que se passava, o Porto com o trio Juary, Futre e Madjer endiabrados conseguiu a virada no placar, ainda desperdiçando outras tantas oportunidades para ampliarem o marcador.
O clube Azul e Branco fez história, provando que “David poderia derrotar Golias”, conquistando a sua 1ª Taça Europeia.
A Final foi disputada em 27/05/1987 no Estádio do Prater(Ernst Happel), em Viena –Áustria com um público de 62.000 espectadores.
FC Bayern: Pfaff - Nachtweih, Winklhofer, Eder, Pflügler, Flick (82. Lunde), Matthäus, Brehme, Rummenigge, Hoeness, Kögl
FC Porto: Mlynarczyk - João Pinto, Celso, Eduardo Luís, Inácio (66. Frasco), André, Jaime Magalhães, Quim (45. Juary), Sousa, Paulo Futre, Madjer
Gols:
1:0 Kögl (25.)
1:1 Madjer (77.)
1:2 Juary (79.)
*Essa equipe ainda venceria em 1987 a Supertaça Europeia frente ao Ajax de Amsterdam e a Taça Intercontinental frente ao Peñarol do Uruguai.

Sem comentários:

Enviar um comentário