sábado, 14 de maio de 2011

CONTAGEM REGRESSIVA: 4 DIAS DA FINAL DA LIGA EUROPA

4ª – Consolidação do clube, demonstração que pode-se conquistar com trabalho, atitude e vencer ao poder económico.
Se há uma palavra que todo o portista sabe do que se trata, esta é “Gelsenkirchen”, foi lá que se concretizou o maior sonho portista e outrora considerado impossível! Se existe um “mundo dos sonhos” este foi por dois anos o Estádio do Dragão. O futebol praticado pelo F.C.Porto nestas duas temporadas fizeram seus torcedores sonhar e viverem provavelmente os dois anos mais felizes das suas vidas. Comandado pelo destemido e super pretendido José Mourinho, a equipe praticava um futebol forte, pragmático e quanto basta para muitas vezes “atropelar” os adversários que apareciam pela frente. A equipe que já era muito boa na temporada anterior, consagrada com a “Triplice Coroa”, ficou ainda mais forte com as entradas de Pedro Mendes, Benni Mc Carthy e Carlos Alberto. Não havia temor de ninguém, mesmo que fossem os “Grandes e/ou Ricos”, o importante era entrar em campo e desenvolver o futebol forte e pragmático que seu técnico desenvolveu. Foi uma campanha europeia fantástica, com uma só derrota, frente ao poderoso Real Madrid (1x3), a partir daí foi sempre a somar e eliminar os seus opositores.
Para chegar na Final frente ao Mônaco foi preciso passar pela fase de Grupos: 2º colocado no Grupo F (Real Madrid(Espanha), Olimpique de Marselha(França) e Partizan(Sérvia). Eliminando de seguida os seguintes clubes: Manchester United(Inglaterra), Lyon(França) e Deportivo La Coruña(Espanha).
Pela 1ª vez o F.C.Porto chegou à uma Final Europeia com o estatuto de favorito, efetivamente assumiu este estatuto e em campo não deu chances ao Mônaco, embora o clube monecasco tenha entrado mais forte, logo foi dominado, sendo apenas questão de tempo para surgirem os gols, não haja dúvidas que o Porto era muito superior ao seu oponente, mas a sua experiência nesta competição foi fundamental e bem notado nesta partida. Importante salientar que o “onze” inicial tinham 8 jogadores portugueses, dois naturalizados e apenas um estrangeiro(Carlos Alberto).
A Final da Liga dos Campeões de 2003/04 foi disputada no dia 26/05/2004 no Estádio Arena Auf Schalke em Gelsenkirchen(Alemanha) com um público de 55 mil espectadores.
F.C.Porto: Vitor Baía, PauloFerreira, Jorge Costa, R.Carvalho e Nuno Valente, Costinha, Pedro Mendes, Maniche, e Deco(P.Emanuel), Carlos Alberto(Alenichev) e Derlei(Mc Carthy).
A.S.Mônaco: Roma, Ibarra, Rodriguez, Givet(Squillaci) e Evra, Bernardi, Cissé(Nonda), Zikos e Rothen, Giuly(Prso) e Morientes.
Gols:
39 Min.: Carlos Alberto
71 Min.: Deco
75 Min.: Alenichev


Sem comentários:

Enviar um comentário