sexta-feira, 13 de maio de 2011

CONTAGEM REGRESSIVA: 5 DIAS DA FINAL DA LIGA EUROPA

3ª – O inicio da “Era” Mourinho, o futebol total!
Foi preciso esperar dezasseis anos para que o F.C.Porto voltasse a disputar uma Final Europeia. Em 2003, com uma equipa fantástica treinada por José Mourinho que fez aquilo que ninguém acreditava, levou o FC Porto à conquista da Taça UEFA, a primeira da história do clube. José Mourinho provou à Europa e ao Mundo que é possível aos clubes portugueses baterem-se de igual para igual com as grandes potências econômicas do futebol europeu e mundial. A Direção do clube e Mourinho mudaram a mentalidade do futebol português, quiçá europeu: “garimpar” e contratar bons jogadores à baixo custo(portugueses e/ou estrangeiros) e fazer deles os melhores da Europa, comprar barato e transferir com grande lucro, não só financeiro, mas sobretudo coletivamente e desportivamente, com grandes conquistas. Para chegar na Final, o Porto eliminou seguintes clubes: Polonia Warszawa(Polonia), Áustria Viena(Áustria), Lens(França), Denizlispor(Turquia), Panathinaikos(Grécia) e Lazio (Itália).
Numa final sensacional e imprópria para cardiácos, o resultado final veio na prorrogação e com lances de grandes emoções. A vitória portista foi abrilhantada com um grande jogo em termos táticos, físicos e de grande entrega de ambas equipes, também vale destacar o colorido perfeito nas arquibancadas proporcionado por escoceses e portugueses que lotaram o Estádio Olimpico em Sevilha.
A Final da Taça UEFA de 2002/03 foi disputada no dia 21/05/2003 no Estádio Olimpico La Cartuja em Sevilha – Espanha perante 60 mil espectadores.
F.C.Porto:
Vitor Baía, PauloFerreira, Jorge Costa(P.Emanuel), R.Carvalho e Nuno Valente, Costinha(R.Costa), Maniche, Alenichev e Deco, Capucho(M.Ferreira) e Derlei.
Celtic F.C.:
Robert Douglas, Valgaeren(Laursen), Baldé, Mjällby e Alan Thompson, Lambert(McNamara), Agathe, Neil Lennon e Stilian Petrov(Maloney), Larsson e Sutton.
Gols:
45 Min.: Derlei
47 Min.: Larsson
54 Min.: Alenichev
57 Min.: Larsson
115 Min.: Derlei
* O F.C.Porto fechou a temporada com a “Triplice Coroa”, conquistando o Campenato Português, Taça de Portugal e Taça UEFA. Seria só o começo da “Epopeia Mourinho” no Dragão, pois o melhor ainda estaria por vir!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário